A AlmavivA do Brasil
é uma empresa Italiana, integrante do Grupo AlmavivA - The Italian Inovation Company, foi inaugurada
em Belo Horizonte (MG) em agosto de 2006, com sua primeira unidade operacional
no centro de São Paulo, em março de 2008. Nos anos seguintes foram inauguradas mais 4 unidades na capital
paulista, incluindo o Centro de Recrutamento e Seleção, instalado em 2011. Em
agosto também de 2011 a empresa instalou mais uma filial na cidade de Juiz de
Fora (MG) e em 2012 o Centro de Recrutamento e seleção na mesma cidade.
Seguindo com a estratégia de expansão, a empresa iniciou operações na cidade de
Aracajú (SE) e Brasília (DF) no ano de 2013. Em 2014, foram inaugurados mais
três sites, Guarulhos (SP), Maceió (AL) e Teresina (PI). A sede comercial da
AlmavivA do Brasil se encontra instalada também na capital paulista, localizada
no Edifício Itália, um dos mais belos e tradicionais edifícios da região.
A empresa
encontra-se hoje com cerca de 13.050 posições de atendimentos customizáveis
(PA's), isoladas por ilhas, salas ou mesmo prédios inteiros, de acordo com as
demandas específicas de cada cliente. Atualmente a estrutura organizacional da
AlmavivA do Brasil possui mais de 22.500 colaboradores, entre os quais a
maioria são representantes de atendimento com idade média de 18 e 25 anos.
Cidade
|
Sites (Sede)
|
R&S*
|
PA's
|
Cidade sede
|
Ano iniciação
|
Aracaju
|
1
|
Interno
|
2.500
|
Não
|
2013
|
Belo
Horizonte
|
1
|
Interno
|
2.600
|
Não
|
2006
|
Brasília
|
1
|
Interno
|
350
|
Não
|
2014
|
Guarulhos
|
1
|
Interno
|
1.800
|
Não
|
2014
|
Juiz
de Fora
|
1
|
1
|
1.400
|
Não
|
2012
|
Maceió
|
1
|
Interno
|
1.500
|
Não
|
2013
|
São
Paulo
|
2
(1)
|
1
|
1.100
|
Sim
|
2008
|
Teresina
|
1
|
Interno
|
1.800
|
Não
|
2014
|
*R&S:
Centros de Recrutamento e Seleção
MISSÃO | VISÃO | VALORES
Missão:
Criar excelência nos
serviços para os nossos clientes, excelência de resultados para os nossos
acionistas, excelência no treinamento para os colaboradores, impulsionando o
crescimento da comunidade no respeito da lei e com consciência sustentável.
Visão:
Ser o primeiro
Contact Center 3.0 com excelência em inovação e qualidade para os nossos
clientes.
Valores:
O principal pilar a
construção do sucesso da empresa está na valorização e respeito às diferentes
culturas, inteligências e experiências das pessoas que integram a AlmavivA do
Brasil. Portanto, o relacionamento entre pessoas/pessoas, empresa/pessoas e empresa/clientes
é transmitido através dos seguintes valores:
- Fazer
acontecer: É ter
compromisso com os resultados, é cuidar para que todos os nossos esforços
estejam focados, o tempo todo, na geração de resultados para o nosso
público alvo.
- Resolver: É achar a solução de
explicar, esclarecer, aclarar. Usar a criatividade para resolver, é buscar
oportunidades onde muitos enxergam somente a derrota.
- Pensar em
nós: Ser
responsável, reduzir problemas, analisar, planejar e promover planos de
ações.
- Ser consistente: Possuir solidez para gerar relacionamentos duradouros com nossos clientes, fornecedores e colaboradores.
PILARES
Pessoas:
O principal pilar
para a construção do sucesso da AlmavivA do Brasil está na valorização e
respeito às diferentes culturas, inteligências e experiências das pessoas que
integram a empresa.
Processos:
Para a AlmavivA do
Brasil, qualidade é buscar as melhores práticas para a satisfação dos clientes,
externos e acionistas. Não foi à toa que em março de 2007, com apenas seis
meses de atividades no Brasil, a AlmavivA conquistou a certificação ISO
9001:2008 (Sistema de gestão de qualidades - Requisito).
Tecnologia:
Para fortalecer os
pilares Pessoas e Processos, a AlmavivA do Brasil investe em tecnologia de
ponta e estabelece parcerias com os maiores fornecedores mundiais de tecnologia
da informação.
A empresa conta com
uma infraestrutura de datacenter consolidada composta por soluções enclousers,
blades duplicadas, servidores escaláveis e redundados, sistemas de
armazenamento de grande porte com storage inteligentes. A central telefônica da
empresa tem a capacidade de processar até 540.000 chamadas/hora em horário de
pico (BHCC), e suporta até 36.000 portas, das quais 12.000 podem ser IP e 8.000
troncos, permitindo suportar grandes corporações multinacionais e grandes
operações de contact center.
A tecnologia de ponta da AlmavivA
do Brasil:
- Computadores HD Pentium 4 e monitor LCD 17" ajustável, em todas as PA's;
- Central telefônica AVAYA (S-8720);
- Cabeamento estruturado e certificado SYSTIMAX e FURUKAWA;
- Redundância para todos os equipamentos e serviços de telecomunicações;
- Rede LAN de alta disponibilidade em topologia estrela duplicada com anel ótico redundante;
- Rede WAN redundante com fibra ótica e rádio, e pelo menos duas operadoras de telefonia
A política para
recrutamento e seleção divulgada é: Priorizar a contratação de funcionários que
residem próximo a empresa, atuando em cidades vizinhas com ofertas de
transporte exclusivo para colaboradores. Oferecem oportunidades para jovens a
partir de 17 anos de idade, sem experiência, visando sempre o crescimento
profissional.
A empresa também é
patrocinadora de um projeto social chamado "Orquestra Jovem", um
programa da Secretária do Estado da Cultura de Sergipe e do Instituto Banese
que beneficia 100 adolescentes, com idade entre 10 e 17 anos, da comunidade
Santa Maria. Realizado também pela Secretária do Estado da Inclusão,
Assistência e Desenvolvimento Social (Seides), o projeto tem como objetivo
desenvolver a prática musical erudita, e conhecimentos necessários para
ingressar em orquestrar profissionais.
GESTÃO DE TALENTOS
A AlmavivA do Brasil
conta também com o Projeto Crescer, que é um programa que oferece aos melhores
talentos, a oportunidade de crescimento e desenvolvimento, construindo uma
carreira de sucesso dentro da empresa. Com este projeto a AlmavivA já promoveu cerca
de 3.550 colaboradores.
Além do projeto
crescer, a empresa segue uma política de integração e desenvolvimento de
pessoas excepcional, com o Programa de Potenciais Supervisores (PPS), que visa
identificar os melhores desempenhos dos colaboradores na operação e desenvolve
os potenciais supervisores para atuarem nas posições de liderança. Também o
Programa de Desenvolvimento de Supervisores, que buscar ampliar o conhecimento
e qualificar aqueles que já são supervisores e demonstraram desempenho
suficiente para crescer ainda mais. Já o Passaporte do Saber supera todas as
expectativas, criado em 2010, o programa consiste em cursos extracurriculares
oferecidos fora do expediente, com duração de duas horas, contabilizados no
banco de horas extras, aonde os temas são abordados de acordo com o interesse
dos colaboradores, explorando áreas como informática, marketing pessoal, entre
outras. Ao final de cada curso, os participantes recebem um certificado
comprovando a participação e podem aprimorar o currículo. O Passaporte do Saber
valoriza o conhecimento, principal caminho para o crescimento e sucesso
profissional.
O GRUPO ALMAVIVA
O Grupo AlmavivA é
líder na Itália no ramo de Tecnologia informação e comunicação, nos serviços de
CRM* e Knowledge Management para a administração
pública, entidades previdenciárias e para os setores de comunicação,
industrias, transporte e logística, território e ambiente, defesa e segurança,
bancos e companhias de seguro.
No Brasil, o grupo
AlmavivA é associado com a AlmavivA do Brasil e também a Almawave, empresa que
colabora com várias universidades e com parceiros científicos e tecnológicos
líderes de mercado, entre os quais: Oracle, IBM, Microsoft, Tibco e Microstrategy.
No total, o Grupo
AlmavivA contém 7 empresas diferentes, em 4 quatro diferentes países, sendo
eles Itália, Tunísia, Brasil e China.
PRÊMIOS ALMAVIVA DO BRASIL
2007
|
Diploma de honra
ao mérito
|
2009
|
Prêmio Padrão de
Qualidade em Contact Center | Consumidor moderno | Melhor SAC Serviços
|
2014
|
Prêmio Nacional de
Telesserviços - ABT | Melhor ação de capacitação
|
2013
|
Prêmio Nacional de
Telesserviços - ABT | Melhor ação de capacitação; Melhor equipe; Melhor
gestão de crédito e cobrança
|
2012
|
Prêmio Nacional de
Telesserviços - ABT | Melhor equipe
|
2011
|
Prêmio Nacional de
Telesserviços - ABT | Melhor ação de capacitação; Melhor ação de
responsabilidade social; Melhor ação de Mídia
|
2010
|
Prêmio Nacional de
Telesserviços - ABT | Rentabilização (Ouro); E2E (Prata); Unificação
Operações (Bronze)
|
2011
|
Prêmio ABT -
Garrido Marketing | Melhor ação de recursos humanos
|
2011
|
Prêmio cliente S/A
IRC | Recursos humanos
|
2011
|
Prêmio Revista
consumidor moderno | Melhor Call Center do ano
|
2013
|
Prêmio
ConquistaACC | Melhor Empresa Parceira de Cobrança (resultados); Melhor
Gerente de Cobrança (resultados); Melhor Supervisora de Vendas (resultados);
Melhor Operadora de cobrança (resultados)
|
2013
|
Prêmio Padrão de
Qualidade | Melhor Operação de Cobrança e Recuperação
|
2014
|
Prêmio CIC
Melhores Empresas de Relacionamento com o Cliente | PECC - Prêmio de
excelência em Contact Center; Congresso Internacional de gestão de clientes,
case "Inspetores de qualidade" (Bronze)
|
2014
|
Prêmio Frost &
Sullivan 2014 Brazillian Company of the Year Award in the Contact Center
Outsourcing Service Market
|
2014
|
Prêmio
"Panorama Brasileiro do Setor de Relacionamento com Clientes 2014"
| Operador de SAC; Operação de Retenção e Fidelização
|
No total 26 prêmios,
sendo dois destes o prêmio de melhor empresa do ano, nos anos 2013 e 2011.
*CRM
O CRM ou
(Costumer Relationship Management) é um
termo usado para o gerenciamento do relacionamento com o cliente ou ainda um
sistema integrado de gestão com foco no cliente, que reune vários
processos\tarefas de uma forma organizada e integrada.
Em conceito: CRM é uma estratégia de negócio
voltada ao entendimento e antecipação das necessidades e potenciais de uma
empresa (Fonte: Gartner Group)
(Fonte: Administradores)
A OUTRA FACE DA ALMAVIVA DO BRASIL
A fama da AlmavivA
do Brasil é completamente diferente quando temos a opinião pública, ou seja,
dos colaboradores e dos clientes que recebem suas ligações. No site ReclameAqui, encontrei diversas
reclamações de funcionários e clientes, que por sinal não foram respondidas
pela empresa.
Com certeza uma
organização de tão grande porte tem inúmeras dificuldades de administração, as
reclamações mais recorrentes são referentes a pagamentos incorretos de
rescisões e até mesmo de salários.
Em um Call Center é
muito comum também encontrar colaboradores se sentindo insatisfeitos,
pressionados demais ou até mesmo abandonados pelo seu líder ou supervisor, no
site Desiclopédia encontramos uma
imagem que ilustra muito bem este cenário:
MINHAS CONSIDERAÇÕES
O motivo do meu
interesse pela empresa é devido a unidade que foi instalada aqui em Guarulhos.
A unidade fica há cerca de 20 minutos de ônibus da minha casa, e com o recente
aumento das passagens e o grande transito nos horários de pico na Rod.
Presidente Dutra e na Marginal Tietê, está empresa acaba se tornando a melhor
das opções. Além do mais, a empresa faz parte de um grupo multinacional, e se
adequa muito bem aos meus padrões de trabalho. Uma empresa que investe em
pessoas e em tecnologia sempre terá uma atenção especial de minha parte.
Eu tenho três anos
de experiência em Contact Center, um ano como operador de cobrança, um ano como
Control Desk e mais um ano como Planejamento estratégico, todos na mesma
empresa no ramo de cobrança. Está bagagem acaba facilitando o processo de
familiarização com a empresa, fazendo com que eu seja um ótimo concorrente para
os demais adeptos à vaga aberta para a área de Control Desk.
Para me tornar um
diferencial, resolvi esquisar sobre a empresa e utilizar as informações obtidas
na entrevista, que possivelmente acontecerá nesta terça-feira (10/02). Utilizei
como fonte as informações que a empresa disponibilizou na área "Quem somos"
e também busquei pela internet artigos ou matérias que citassem a AlmavivA do
Brasil.
Estou confiante para
a entrevista, se eu conseguir o emprego certamente estarei muito realizado por
trabalhar em uma empresa que valoriza a tecnologia e o processo interno e que
se localiza tão perto de casa. Em relação as reclamações, bem, infelizmente podemos
encontrar reclamações sobre qualquer empresa, nem todos estão satisfeitos com o
que recebem. Ainda assim, é importante permanecer de olhos sempre abertos,
afinal, não é só a empresa que tem que se sentir beneficiada, você também em
pleno acordo com o que a empresa oferece, é assim que funciona o sistema de
troca.
Independentemente do
resultado, estarei aqui para compartilhar como foi todo o processo, inclusive a
adaptação das informações recolhidas aqui na entrevista.
Ancora più .
(Até mais, em Italiano)
O artigo do Desiclopédia sobre a AlmavivA do Brasil,
embora fictício, lhe garantira boas risadas, acesse: AlmavivA do Brasil
| Desiclopedia
Fontes:
- http://www.almavivadobrasil.com.br/quemsomos.asp
- http://www.almavivadobrasil.com.br/apresentacao.asp
- http://www.almavivadobrasil.com.br/responsasocial.asp
- http://www.almavivadobrasil.com.br/diretoria.asp
- http://www.almavivadobrasil.com.br/infraestrutura.asp
- http://www.almavivadobrasil.com.br/grupoalmaviva.asp
- http://www.almavivadobrasil.com.br/downloads.asp | Press Kit
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