segunda-feira, 9 de fevereiro de 2015

AlmavivA do Brasil | A Empresa


A AlmavivA do Brasil é uma empresa Italiana, integrante do Grupo AlmavivA - The Italian Inovation Company, foi inaugurada em Belo Horizonte (MG) em agosto de 2006, com sua primeira unidade operacional no centro de São Paulo, em março de 2008. Nos anos seguintes  foram inauguradas mais 4 unidades na capital paulista, incluindo o Centro de Recrutamento e Seleção, instalado em 2011. Em agosto também de 2011 a empresa instalou mais uma filial na cidade de Juiz de Fora (MG) e em 2012 o Centro de Recrutamento e seleção na mesma cidade. Seguindo com a estratégia de expansão, a empresa iniciou operações na cidade de Aracajú (SE) e Brasília (DF) no ano de 2013. Em 2014, foram inaugurados mais três sites, Guarulhos (SP), Maceió (AL) e Teresina (PI). A sede comercial da AlmavivA do Brasil se encontra instalada também na capital paulista, localizada no Edifício Itália, um dos mais belos e tradicionais edifícios da região.

A empresa encontra-se hoje com cerca de 13.050 posições de atendimentos customizáveis (PA's), isoladas por ilhas, salas ou mesmo prédios inteiros, de acordo com as demandas específicas de cada cliente. Atualmente a estrutura organizacional da AlmavivA do Brasil possui mais de 22.500 colaboradores, entre os quais a maioria são representantes de atendimento com idade média de 18 e 25 anos.

Cidade
Sites (Sede)
R&S*
PA's
Cidade sede
Ano iniciação
Aracaju
1
Interno
2.500
Não
2013
Belo Horizonte
1
Interno
2.600
Não
2006
Brasília
1
Interno
350
Não
2014
Guarulhos
1
Interno
1.800
Não
2014
Juiz de Fora
1
1
1.400
Não
2012
Maceió
1
Interno
1.500
Não
2013
São Paulo
2 (1)
1
1.100
Sim
2008
Teresina
1
Interno
1.800
Não
2014

*R&S: Centros de Recrutamento e Seleção

MISSÃO | VISÃO | VALORES

Missão:
Criar excelência nos serviços para os nossos clientes, excelência de resultados para os nossos acionistas, excelência no treinamento para os colaboradores, impulsionando o crescimento da comunidade no respeito da lei e com consciência sustentável.

Visão:
Ser o primeiro Contact Center 3.0 com excelência em inovação e qualidade para os nossos clientes.

Valores:
O principal pilar a construção do sucesso da empresa está na valorização e respeito às diferentes culturas, inteligências e experiências das pessoas que integram a AlmavivA do Brasil. Portanto, o relacionamento entre pessoas/pessoas, empresa/pessoas e empresa/clientes é transmitido através dos seguintes valores:

  • Fazer acontecer: É ter compromisso com os resultados, é cuidar para que todos os nossos esforços estejam focados, o tempo todo, na geração de resultados para o nosso público alvo.
     
  • Resolver: É achar a solução de explicar, esclarecer, aclarar. Usar a criatividade para resolver, é buscar oportunidades onde muitos enxergam somente a derrota.
     
  • Pensar em nós: Ser responsável, reduzir problemas, analisar, planejar e promover planos de ações.
     
  • Ser consistente: Possuir solidez para gerar relacionamentos duradouros com nossos clientes, fornecedores e colaboradores.

PILARES

Pessoas:
O principal pilar para a construção do sucesso da AlmavivA do Brasil está na valorização e respeito às diferentes culturas, inteligências e experiências das pessoas que integram a empresa.

Processos:
Para a AlmavivA do Brasil, qualidade é buscar as melhores práticas para a satisfação dos clientes, externos e acionistas. Não foi à toa que em março de 2007, com apenas seis meses de atividades no Brasil, a AlmavivA conquistou a certificação ISO 9001:2008 (Sistema de gestão de qualidades - Requisito).

Tecnologia:
Para fortalecer os pilares Pessoas e Processos, a AlmavivA do Brasil investe em tecnologia de ponta e estabelece parcerias com os maiores fornecedores mundiais de tecnologia da informação.

A empresa conta com uma infraestrutura de datacenter consolidada composta por soluções enclousers, blades duplicadas, servidores escaláveis e redundados, sistemas de armazenamento de grande porte com storage inteligentes. A central telefônica da empresa tem a capacidade de processar até 540.000 chamadas/hora em horário de pico (BHCC), e suporta até 36.000 portas, das quais 12.000 podem ser IP e 8.000 troncos, permitindo suportar grandes corporações multinacionais e grandes operações de contact center.

A tecnologia de ponta da AlmavivA do Brasil:
  • Computadores HD Pentium 4 e monitor LCD 17" ajustável, em todas as PA's;
  • Central telefônica AVAYA (S-8720);
  • Cabeamento estruturado e certificado SYSTIMAX e FURUKAWA;
  • Redundância para todos os equipamentos e serviços de telecomunicações;
  • Rede LAN de alta disponibilidade em topologia estrela duplicada com anel ótico redundante;
  • Rede WAN redundante com fibra ótica e rádio, e pelo menos duas operadoras de telefonia

A política para recrutamento e seleção divulgada é: Priorizar a contratação de funcionários que residem próximo a empresa, atuando em cidades vizinhas com ofertas de transporte exclusivo para colaboradores. Oferecem oportunidades para jovens a partir de 17 anos de idade, sem experiência, visando sempre o crescimento profissional.

A empresa também é patrocinadora de um projeto social chamado "Orquestra Jovem", um programa da Secretária do Estado da Cultura de Sergipe e do Instituto Banese que beneficia 100 adolescentes, com idade entre 10 e 17 anos, da comunidade Santa Maria. Realizado também pela Secretária do Estado da Inclusão, Assistência e Desenvolvimento Social (Seides), o projeto tem como objetivo desenvolver a prática musical erudita, e conhecimentos necessários para ingressar em orquestrar profissionais.

GESTÃO DE TALENTOS

A AlmavivA do Brasil conta também com o Projeto Crescer, que é um programa que oferece aos melhores talentos, a oportunidade de crescimento e desenvolvimento, construindo uma carreira de sucesso dentro da empresa. Com este projeto a AlmavivA já promoveu cerca de 3.550 colaboradores.

Além do projeto crescer, a empresa segue uma política de integração e desenvolvimento de pessoas excepcional, com o Programa de Potenciais Supervisores (PPS), que visa identificar os melhores desempenhos dos colaboradores na operação e desenvolve os potenciais supervisores para atuarem nas posições de liderança. Também o Programa de Desenvolvimento de Supervisores, que buscar ampliar o conhecimento e qualificar aqueles que já são supervisores e demonstraram desempenho suficiente para crescer ainda mais. Já o Passaporte do Saber supera todas as expectativas, criado em 2010, o programa consiste em cursos extracurriculares oferecidos fora do expediente, com duração de duas horas, contabilizados no banco de horas extras, aonde os temas são abordados de acordo com o interesse dos colaboradores, explorando áreas como informática, marketing pessoal, entre outras. Ao final de cada curso, os participantes recebem um certificado comprovando a participação e podem aprimorar o currículo. O Passaporte do Saber valoriza o conhecimento, principal caminho para o crescimento e sucesso profissional.

O GRUPO ALMAVIVA

O Grupo AlmavivA é líder na Itália no ramo de Tecnologia informação e comunicação, nos serviços de CRM* e Knowledge Management para a administração pública, entidades previdenciárias e para os setores de comunicação, industrias, transporte e logística, território e ambiente, defesa e segurança, bancos e companhias de seguro.

No Brasil, o grupo AlmavivA é associado com a AlmavivA do Brasil e também a Almawave, empresa que colabora com várias universidades e com parceiros científicos e tecnológicos líderes de mercado, entre os quais: Oracle, IBM, Microsoft, Tibco e Microstrategy.

No total, o Grupo AlmavivA contém 7 empresas diferentes, em 4 quatro diferentes países, sendo eles Itália, Tunísia, Brasil e China.



PRÊMIOS ALMAVIVA DO BRASIL

2007
Diploma de honra ao mérito
2009
Prêmio Padrão de Qualidade em Contact Center | Consumidor moderno | Melhor SAC Serviços
2014
Prêmio Nacional de Telesserviços - ABT | Melhor ação de capacitação
2013
Prêmio Nacional de Telesserviços - ABT | Melhor ação de capacitação; Melhor equipe; Melhor gestão de crédito e cobrança
2012
Prêmio Nacional de Telesserviços - ABT | Melhor equipe
2011
Prêmio Nacional de Telesserviços - ABT | Melhor ação de capacitação; Melhor ação de responsabilidade social; Melhor ação de Mídia
2010
Prêmio Nacional de Telesserviços - ABT | Rentabilização (Ouro); E2E (Prata); Unificação Operações (Bronze)
2011
Prêmio ABT - Garrido Marketing | Melhor ação de recursos humanos
2011
Prêmio cliente S/A IRC | Recursos humanos
2011
Prêmio Revista consumidor moderno | Melhor Call Center do ano
2013
Prêmio ConquistaACC | Melhor Empresa Parceira de Cobrança (resultados); Melhor Gerente de Cobrança (resultados); Melhor Supervisora de Vendas (resultados); Melhor Operadora de cobrança (resultados)
2013
Prêmio Padrão de Qualidade | Melhor Operação de Cobrança e Recuperação
2014
Prêmio CIC Melhores Empresas de Relacionamento com o Cliente | PECC - Prêmio de excelência em Contact Center; Congresso Internacional de gestão de clientes, case "Inspetores de qualidade" (Bronze)
2014
Prêmio Frost & Sullivan 2014 Brazillian Company of the Year Award in the Contact Center Outsourcing Service Market
2014
Prêmio "Panorama Brasileiro do Setor de Relacionamento com Clientes 2014" | Operador de SAC; Operação de Retenção e Fidelização

No total 26 prêmios, sendo dois destes o prêmio de melhor empresa do ano, nos anos 2013 e 2011.

*CRM

O CRM ou (Costumer  Relationship Management) é um termo usado para o gerenciamento do relacionamento com o cliente ou ainda um sistema integrado de gestão com foco no cliente, que reune vários processos\tarefas de uma forma organizada e integrada.

Em conceito: CRM é uma estratégia de negócio voltada ao entendimento e antecipação das necessidades e potenciais de uma empresa (Fonte: Gartner Group)

(Fonte: Administradores)

A OUTRA FACE DA ALMAVIVA DO BRASIL

A fama da AlmavivA do Brasil é completamente diferente quando temos a opinião pública, ou seja, dos colaboradores e dos clientes que recebem suas ligações. No site ReclameAqui, encontrei diversas reclamações de funcionários e clientes, que por sinal não foram respondidas pela empresa.

Com certeza uma organização de tão grande porte tem inúmeras dificuldades de administração, as reclamações mais recorrentes são referentes a pagamentos incorretos de rescisões e até mesmo de salários.
Em um Call Center é muito comum também encontrar colaboradores se sentindo insatisfeitos, pressionados demais ou até mesmo abandonados pelo seu líder ou supervisor, no site Desiclopédia encontramos uma imagem que ilustra muito bem este cenário:




MINHAS CONSIDERAÇÕES

O motivo do meu interesse pela empresa é devido a unidade que foi instalada aqui em Guarulhos. A unidade fica há cerca de 20 minutos de ônibus da minha casa, e com o recente aumento das passagens e o grande transito nos horários de pico na Rod. Presidente Dutra e na Marginal Tietê, está empresa acaba se tornando a melhor das opções. Além do mais, a empresa faz parte de um grupo multinacional, e se adequa muito bem aos meus padrões de trabalho. Uma empresa que investe em pessoas e em tecnologia sempre terá uma atenção especial de minha parte.

Eu tenho três anos de experiência em Contact Center, um ano como operador de cobrança, um ano como Control Desk e mais um ano como Planejamento estratégico, todos na mesma empresa no ramo de cobrança. Está bagagem acaba facilitando o processo de familiarização com a empresa, fazendo com que eu seja um ótimo concorrente para os demais adeptos à vaga aberta para a área de Control Desk.

Para me tornar um diferencial, resolvi esquisar sobre a empresa e utilizar as informações obtidas na entrevista, que possivelmente acontecerá nesta terça-feira (10/02). Utilizei como fonte as informações que a empresa disponibilizou na área "Quem somos" e também busquei pela internet artigos ou matérias que citassem a AlmavivA do Brasil.

Estou confiante para a entrevista, se eu conseguir o emprego certamente estarei muito realizado por trabalhar em uma empresa que valoriza a tecnologia e o processo interno e que se localiza tão perto de casa. Em relação as reclamações, bem, infelizmente podemos encontrar reclamações sobre qualquer empresa, nem todos estão satisfeitos com o que recebem. Ainda assim, é importante permanecer de olhos sempre abertos, afinal, não é só a empresa que tem que se sentir beneficiada, você também em pleno acordo com o que a empresa oferece, é assim que funciona o sistema de troca.

Independentemente do resultado, estarei aqui para compartilhar como foi todo o processo, inclusive a adaptação das informações recolhidas aqui na entrevista.

Ancora più .
(Até mais, em Italiano)

O artigo do Desiclopédia sobre a AlmavivA do Brasil, embora fictício, lhe garantira boas risadas, acesse: AlmavivA do Brasil | Desiclopedia

Fontes:

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